O plantio da safra de verão (2009/2010) está em andamento nas principais regiões produtoras do Brasil. Este ano as chuvas mais cedo permitiram a antecipação da semeadura em algumas regiões.
No caso da soja, muitos produtores aproveitaram a situação para semear a variedade precoce e, assim, diminuir os riscos climáticos no plantio da segunda safra ou safrinha.
O Mato Grosso foi o maior produtor nacional de soja na temporada passada com 17,9 milhões de toneladas (aproximadamente 32% da produção brasileira).
Segundo números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), até a quarta semana de outubro, o plantio da leguminosa chegou a 37% da área a ser semeada no estado.
Nesse mesmo período de 2008, haviam sido cultivados 30% da área destinada ao grão.
No Paraná, segundo maior produtor, 13% da área foi semeada até o momento.
O plantio do milho, por outro lado, segue em bom ritmo no Paraná.
O estado é o maior produtor de milho. Considerando a safra de verão e a safrinha foram colhidos na safra passada 11,1 milhões de toneladas.
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (DERAL), o milho foi semeado em 69% da área destinada à cultura.
Chama a atenção o bom desenvolvimento das lavouras. Ainda segundo DERAL, cerca de 90% das lavouras estão em boas condições de desenvolvimento. Veja a tabela 1.
Do total, 16% das lavouras de milho estão em fase de germinação e 79% já estão em desenvolvimento vegetativo.