O departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) divulgou no dia 12 de setembro o relatório de oferta e estoque de grãos. Para a soja, o Departamento aumentou tanto os estoques finais como a produção em 2011/2012 em relação ao números de agosto.
Os Estados Unidos devem colher 83,9 milhões de toneladas de soja. No relatório de agosto o USDA falava em 83,2 milhões de toneladas.
Em 2010/2011 o país colheu 90,2 milhões de toneladas.
Observe que a situação melhorou em relação ao último relatório, mas em relação à safra passada os Estados Unidos diminuíram a produção. A cultura da soja perdeu espaço, principalmente para o milho.
Ainda com relação à soja, para a safra 2011/2012 na Argentina e no Brasil, o USDA estimou uma produção de 53,0 milhões de toneladas e 73,5 milhões de toneladas, respectivamente.
Para o milho, a produção norte-americana 2011/2012 foi reduzida de 328,0 milhões de toneladas no relatório de agosto para 317,0 milhões de toneladas no relatório de setembro.
A demanda deve crescer, principalmente para o setor de etanol, diminuindo os estoques finais, que passaram de 18,0 milhões de toneladas em agosto para 17,0 milhões de toneladas em setembro.
Em termos de preço, a expectativa é de mercado firme na temporada 2011/2012.
Os estoques mundiais de milho e de soja seguem em volumes historicamente baixos, graças à crescente demanda (figura 1). A oferta não tem crescido na mesma proporção.