Scot Consultoria: Qual o impacto do pasto bem manejado pensando no custo de produção? E qual pode ser o benefício para uma futura reforma de pastagem?
Janaina Martuscello: Sistemas de produção com pastos bem manejados têm maior taxa de lotação e maior ganho médio diário (GMD), diminuindo a idade ideal para o abate e ganhando em margem e volume. Além disso, eles não precisam de reformas periódicas, o que dilui o custo de implantação ao longo dos anos.
Scot Consultoria: Janaina, em um dos eventos realizados pela Scot Consultoria, você afirmou que o segredo da pecuária está em fazer o básico bem feito, o que exatamente quis dizer com isso?
Janaina Martuscello: O básico é o pecuarista não ficar inventando moda, ou seja, ele deve seguir a rota de planejamento traçada, pois quanto menos sair da mesma, menores serão as chances de dar errado. Um dos maiores gargalos da pecuária brasileira é o manejo de pastagens.
Scot Consultoria: Você escreveu um livro cujo título é “Seu dinheiro é capim”. Por que o capim tem que “se tornar” o dinheiro?
Janaina Martuscello: É necessária uma mudança de mentalidade em relação à valorização do capim, pois quando ocorre a falta de dinheiro, ou queda no valor da @ do boi, o primeiro lugar que vem a ser negligenciado é o pasto. Podemos ter pasto e não ter gado, mas não podemos ter gado e não ter pasto.
Scot Consultoria: Janaina, tendo em vista as perguntas mais recorrentes que recebe, existe algum “capim milagroso”, que desempenha melhor produção quando comparado a outros?
Janaina Martuscello: Não existe um capim milagroso para a produção, o melhor capim a ser escolhido é aquele sobre o qual se tem conhecimento de manejo, que apresente melhores condições de desenvolvimento em relação ao solo em que será cultivado e ao clima da região.
Para ficar por dentro do assunto, dia 1/2/2024 ocorrerá uma live às 19 horas (horário de Brasília) com Janaina Martuscello, Alcides Torres (engenheiro agrônomo e diretor-fundador da Scot Consultoria) e Felipe Moura (engenheiro agrônomo e diretor do portal Pasto Online) trazendo a “Perspectiva sobre o Mercado Pecuário”. Para assistir, acesse o link.