Diante de problemas no controle de resíduos nos alimentos exportados, alvo de intensas críticas da União Européia, o Brasil poderia perder o status de exportador de carne bovina, de aves, de eqüinos, pescados e camarões. Entretanto, o Comitê Veterinário da UE vai recomendar a manutenção dessa condição, mas já estão previstas visitas futuras para verificar o andamento.
A má notícia fica por conta do pedido de manter o embargo às exportações de carne bovina de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, vigente desde outubro de 2005. Deve-se ressaltar que não foram encontrados focos de aftosa no Paraná – apesar das intensas discussões entre governo federal e estadual – e em São Paulo.
Como alguns países-membros são críticos ferrenhos da carne brasileira, sobretudo por objetivarem ocupar o mesmo nicho de mercado, existe possibilidade real de manutenção do embargo. Resta agora apenas torcer por uma análise justa. (LMA)