De acordo com informações da Kyodo News, o governo japonês voltou a permitir a importação de carne bovina da norte-americana Swift & Co. Em outubro, um carregamento da empresa havia sido barrado após terem sido encontrados vestígios de órgãos internos de bovinos, que estavam proibidos de entrar no Japão.
Após uma “investigação”, o governo japonês avaliou que não existem riscos à população e que a Swift está tomando todas as medidas necessárias para impedir que o episódio se repita.
As exportações norte-americanas de carne bovina estão em recuperação. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os embarques, de 2003 para 2004, caíram de 1.142 mil para 209 mil toneladas equivalente carcaça, após a descoberta de um caso de vaca louca no estado de Washington. Porém, para 2007, as estimativas apontam exportações de 680 mil toneladas equivalente carcaça, um crescimento de mais de 225% em relação a 2003.
O Brasil, de acordo com estimativas da Scot Consultoria, deverá exportar cerca de 2,45 milhões de toneladas equivalente carcaça de carne bovina. Nesse caso, em relação a 2003, ter-se-ia um aumento de 94%. (FTR)