O mercado interno brasileiro tem proporções extraordinárias. Isso é constatado quando se analisa alguns números de produção.
A maior parte da produção brasileira de carne bovina é destinada ao mercado interno. Em 2004, cerca de 78% do total produzido foi consumido no Brasil.
O mesmo ocorre para a carne suína. No ano passado, o Brasil produziu 2,68 milhões de toneladas de carne suína (quase 3% do total do mundo). Desse montante, 81% foi consumido no mercado interno. Somente 19% do total foi exportado. Mesmo assim o Brasil é o quarto maior exportador.
O consumo brasileiro de carne suína é majoritariamente na forma de produtos processados, cerca de 65%. O consumo in natura se limita a 18%. Cerca de 8% da carne suína é consumida em produtos salgados, 7% como gorduras e 2% em outras formas.
Dos produtos industrializados, o brasileiro consome 38% em salsichas, 22% em lingüiças, 20% em mortadelas e 8% em presunto.
Mesmo com destino de 2,16 milhões de toneladas, o consumo per capita brasileiro é considerado baixo, com cerca de 12,1kg, 69% menor que a carne bovina. O boi é realmente a preferência nacional. (MGT)