Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mesmo em crise, EUA venderão mais carne

por Equipe Scot Consultoria
Quinta-feira, 13 de novembro de 2008 -08h04
Os Estados Unidos, um dos maiores concorrentes do Brasil no mercado externo de carne bovina, prevêem ampliar suas exportações de carne bovina no próximo ano, embora em crise e considerando a turbulência financeira global. Segundo relatório recentemente divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país deverá exportar 934 mil toneladas de carne no próximo ano, volume 9,7% maior do que a projeção para o ano todo de 2008.

Os norte-americanos vinham retomando rapidamente o espaço perdido em mercados externos em decorrência dos problemas com a doença da vaca louca. “Embora os americanos estejam projetando aumento de suas exportações em 2009, a retomada de mercados não terá o mesmo ritmo”, avalia Fabiano Tito Rosa, consultor da Scot Consultoria. A projeção de exportações para os Estados Unidos este ano aponta para volume 31% superior ao embarcado em 2007.

O relatório do USDA também projeta que a Argentina deverá exportar 20% a mais em 2009, na comparação com este ano, e alcançar 480 mil toneladas. “Considero um pouco otimista essa previsão para a Argentina, porque dependerá da política que o governo do país irá adotar. Mas mesmo que os argentinos exportem esse volume previsto, ainda terá espaço para o Brasil crescer no mercado global”, disse Tito Rosa. Entre os motivos está o fato de a Austrália, um dos maiores exportadores, reduzir seus embarques para 1,350 milhão de toneladas, conforme o USDA.

Fonte: DCI. Agronegócios. Por Érica Polo. 13 de novembro de 2008.