O mercado do boi gordo teve um dia de estabilidade na maior parte das praças, no entanto, algumas quedas foram registradas. Em São Paulo, por exemplo, foi registrado um recuo de R$1 por arroba. Segundo Maria Gabriela Tonini, analista da Scot Consultoria, o recuo se deu devido a um aumento na oferta nos estados vizinhos, o que teria feito com que os frigoríficos paulistas aumentassem as compras fora do estado.
Escalas
Gabriela afirma que as escalas estão confortáveis para os frigoríficos que compram fora do estado. “Aqueles que estão conseguindo comprar fora de São Paulo já estão com a semana que vem quase fechada. Lembrando que essas escalas não correspondem a dias lotados de abate, pois a maioria dos frigoríficos não está trabalhando com escalas completamente preenchidas, por conta da oferta pequena”. Os frigoríficos que têm dificuldade de comprar boi fora de São Paulo, segundo a analista, estão trabalhando com três a quatro dias de escala.
O início do mês trouxe uma ligeira melhora nas vendas de carne, porém, ainda ficaram abaixo das expectativas. “O mercado não está apresentando tendência de modificações para esta semana. Ao mesmo tempo, pela oferta pequena, a gente não vê a possibilidade de uma queda muito grande nos preços, por mais que os frigoríficos estejam tentando recuar o máximo”, conclui Gabriela.
Fonte: Notícias Agrícolas. 10 de julho de 2009.