Em São Paulo,, mercado segue enxuto.
De acordo com a Scot Consultoria, a cotação do boi gordo no sul de Minas está em R$95,00/@, a prazo livre de imposto, valor 2,1% menor que o verificado no início do ano. Mas, em fevereiro de 2010, na mesma comparação, a desvalorização era de 4,38%. A pequena oferta de animais impede um recuo maior na cotação da matéria prima.
Analistas lembram também que o preço da arroba no estado de São Paulo, que apresentou ligeira alta nos últimos dias, é outro fator que pode influenciar o mercado no Sul de Minas, uma vez que a região fornece animais para frigoríficos paulistas.
Levantamento semanal da consultoria mostra que em São Paulo o preço referência para o boi gordo é de R$102,50/@, a prazo, livre de imposto. Existem negócios em preços mais altos e a oferta não é abundante.
Na média das 31 praças pesquisadas pela Scot Consultoria, a cotação do boi gordo caiu 0,5% na semana. A maior queda ocorreu no Tocantins, uma depressão de 6,5% no sul do estado e 5,4% no norte. As maiores altas ocorreram em Alagoas, que teve reajuste de 10%, e em Pelotas, RS, onde a cotação do boi gordo subiu até 9,7%.
Segundo analistas, os pastos, com boa condição de suporte na maior parte das regiões, permitem que os pecuaristas segurem os animais. E a pressão para derrubar os preços, exercida pelos frigoríficos não tem funcionado.
Fonte: DBO. 11 de fevereiro de 2011.