Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Vendas de leite longa vida devem crescer em 2010

por Rafael Ribeiro
01/11/2010 - 15:28
A indústria de leite longa vida (UHT) deve encerrar 2010 com crescimento entre 4% e 5% em suas vendas. Este ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV), o faturamento com a venda do produto é estimado em R$9,4 bilhões, com aproximadamente 5,5 bilhões de litros vendidos. Em 2009, em função da crise mundial, as vendas caíram 0,9% em relação a 2008, totalizando 5,3 bilhões de litros. Um dos fatores de alta no consumo do leite UHT é o aumento de renda. No caso dos produtos lácteos, o coeficiente elasticidade-renda da demanda é alto, principalmente para os produtos de maior valor agregado.
Em 15 anos, a produção brasileira de leite longa vida aumentou mais de 1500%. Passou de 300 milhões de litros em 1995 para os atuais 5,5 bilhões de litros (figura 1).
O mercado interno consome 97% dessa produção. Além do aumento da renda da população, a diminuição do tempo disponível para compras, em função da agitação da vida moderna, repercutiu no consumo do produto, que possui maior tempo de prateleira. Hoje, o leite UHT está presente em 85% dos lares brasileiros e representa 76% do leite fluido consumido no país. Em relação a alguns países europeus como Bélgica, Espanha, França e Portugal, esse porcentual é baixo. Neles, o longa vida representa 97% do mercado de leite fluído. Na América do Sul, em especial no Chile e Argentina, o consumo de longa vida chega, respectivamente, a 98% e 87% do total de leite consumido. Por fim, no Brasil, a expansão do setor tem sido puxada, também, pelo crescimento do mercado do Nordeste. A presença de algumas empresas na região diminuiu a distância e o custo final do produto.