Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Milho safrinha deve ter colheita recorde no ParanĂ¡, aponta governo

por
03/07/2012 - 16:21

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Paraná, para a colheita da segunda safra de milho é que as lavouras do estado produzam 10,3 milhões de toneladas do grão. Essa quantidade é 62% maior que a colhida no mesmo período, em 2011, e, conforme a SEAB, representa a maior colheita do milho safrinha da história do Paraná.

Segundo a secretaria, os novos números aumentaram também a projeção da colheita de grãos no estado para 31,5 milhões de toneladas. Em 2011, a produção total chegou a 31,9 milhões de toneladas.

O crescimento na colheita de milho também deve compensar a quebra que houve nas lavouras de soja do Paraná, devido à seca dos primeiros meses do ano. Para a SEAB, os efeitos da seca não serão sentidos nas lavouras de milho e trigo, principais produtos colhidos no estado durante o inverno.

Apesar de positivos, os números positivos da lavoura de milho ainda são ameaçados. Segundo a SEAB, as geadas que caíram no Paraná em algumas regiões chegaram a afetar uma pequena parte das plantações. Para que a expectativa se transforme em realidade, será necessário que o frio não danifique outras áreas.

As mesmas geadas foram decisivas para a queda significativa na produção de feijão. Da expectativa de 408,4 mil toneladas, devem ser colhidas apenas 321 mil toneladas. A queda na produção já fez com que os preços subissem até 52,1%, no caso do feijão preto.

Para o trigo, a expectativa é que a colheita sofra queda em 2012. O motivo é a redução da área plantada em relação a 2011, que caiu de 791 mil hectares para 768 mil hectares. Conforme a SEAB, o motivo é que os produtores estão descontentes com os preços obtidos na venda do grão, que não são suficientes para cobrir os custos do plantio.

Fonte: G1 PR. Pela Redação. 29 de junho de 2012.