Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Com o preço em baixa, o pecuarista fica a ver navios...

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 3 de agosto de 2005 -15h16
Com o ritmo em que anda o mercado do boi, o pecuarista não tem outra alternativa a não ser procurar outras saídas. Uma que se tornou atraente é a venda de bois em pé para o exterior.

Esse tipo de negociação é mais comum quando se trata de animais para reprodução ou exposição, entretanto, a remessa de bovinos para o Líbano visa o mercado de carnes.

O crescimento das exportações para esse fim foi expressivo no primeiro semestre de 2005, com um aumento de quase 1700% em relação ao primeiro semestre de 2004.

Isso aconteceu porque o mercado pagou menos que os importadores, mas essa não é uma justificativa aceita por todos, porque ao vender um produto in natura, o país deixa de gerar receita interna através dos processos de industrialização, passando essa receita para o comprador.

O próximo embarque acontece no dia 10, com uma remessa de aproximadamente 10 mil bois ao Líbano. Cerca de 8 mil são provindos de Pelotas-RS e 1,5 mil de Rio Grande-RS. O navio leva ainda uma remessa de ovinos do Uruguai. (LMA)