Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Do outro lado do mundo, a China pode interferir no mercado brasileiro

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 4 de agosto de 2005 -12h24
A ocorrência de gripe suína, aparentemente provocada pela bactéria Streptococcus suis já contaminou 198 pessoas e matou 36 desde junho de 2005, na China. A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) ainda está investigando, mas aparentemente a transmissão da bactéria só ocorre com a ingestão de carne suína contaminada ou através do contato com os animais enfermos.

É uma notícia alarmante para o Brasil. A China é a principal compradora da soja brasileira. Em 2003, mais de um terço das exportações brasileiras foram para o País.

Isso porque além de ter mais de 1,8 bilhões de habitantes, a China é a maior produtora de suínos do mundo, com metade do rebanho do planeta, 472,9 milhões de cabeças. A alimentação desse plantel exige grandes volumes de grãos e se o mal se propagar, a importação de soja pode ficar comprometida.

Apesar de existir vacinação e não haver a intenção de sacrifício dos animais por enquanto, o consumo per capita de carne suína na China, atualmente em quase 55kg pode diminuir em função da desconfiança da população em relação ao consumo seguro da carne. (MGT).