A pecuária de corte sinaliza recuperação das margens de comercialização em 2007, com preços aquecidos para os animais de reposição e cotações do boi gordo já tendo superado os patamares de 2006.
Na agricultura o cenário é semelhante. A febre dos biocombustíveis afeta tanto o milho como a soja, em função da demanda para a produção de etanol e biodiesel no Brasil e no mundo.
Diante dessa recuperação, o setor de máquinas agrícolas apresenta crescimento expressivo nos últimos meses. A produção de agosto de 2007, de 6,8 mil unidades de máquinas agrícolas, é 112,5% maior do que a observada em janeiro de 2007 e 74,4% maior que agosto de 2006, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O aquecimento da produção é resultado do aumento das vendas no mercado interno e externo. Desde o início do ano as vendas aumentaram 116,7% para o mercado interno e 133,3% para o mercado externo.
A perspectiva segue favorável e, diante do cenário atual, caso não ocorram mudanças drásticas na economia, 2008 pode apresentar resultados mais expressivos. (LMA)