Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Quem define o preço do ATR

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 -10h01
O crescimento do mercado do álcool em 2005 e 2006 apoiou a alta dos preços do açúcar e, por conseqüência, do ATR (Açúcar Total Recuperável).

O mix de produção álcool/açúcar é que define os preços. A cotação do ATR tem sido balizada pelo mercado do açúcar, que acaba influenciando o preço do álcool. Contudo, isso poderá mudar com o aumento de participação do álcool no mix de produção e volumes de comercialização internacionais.

Segundo a Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, em análise publicada na Revista Canavieiros, edição 14, de agosto de 2007, onde trata do comportamento de preços nos últimos 14 anos, o setor teve dois ciclos com duração de sete anos, cada um com um pico de preços do ATR.

No entanto, é impossível saber se outro ciclo de preços de sete anos ocorrerá novamente, por causa das recentes alterações no mercado.

O último pico de preço do ATR aconteceu em julho de 2006 quando estava cotado em R$0,3881/kg, desde então, houve queda de 36,48%.

Em setembro deste ano o ATR foi cotado em R$0,2465/kg.(AA)