Hoje começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia. Na primeira etapa, ocorrida de 15 de abril a 15 de maio, a vacinação no Estado atingiu 10.970.965 de bovinos e bubalinos (99,99% do total).
Para continuar o sucesso da vacinação da primeira etapa e manter o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de aftosa com vacinação, a chefe substituta do Serviço de Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), Lara Medeiros Blasquez, destaca que é importante que os produtores continuem vacinando o rebanho.
A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos produtores e só podem ser comercializadas e utilizadas no Brasil as vacinas registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura. Cabe ao governo fiscalizar e orientar a vacinação.
Todos os produtores de Rondônia devem apresentar a declaração da vacinação até 22 de novembro em uma das unidades da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron).
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Adaptado por Scot Consultoria. 15 de outubro de 2007.