Uma importante mudança ocorreu no mercado de carne em 2012.
Analisando os preços no mercado atacadista, temos que a diferença entre o preço do dianteiro bovino e da carne de frango diminuiu nos últimos doze meses.
E este comportamento ganhou força no segundo semestre, a partir de julho.
Qual das carnes motivou essa diferença?
As variações dos preços plotadas na figura 1 explicam a mudança da relação entre o preço dessas carnes.
A competividade da carne bovina, analisada pela ótica dos preços do dianteiro, melhorou muito ao longo do último semestre.
Em relação a julho do ano passado, no mercado atacadista, a cotação média do dianteiro bovino em janeiro de 2013 caiu 7,0% e a da carne de frango subiu 40,0%.
Fica claro, então, que apesar da queda do preço da carne bovina, a maior responsável pelo estreitamento da relação de preços foi a alta da carne de frango.
Historicamente estreita
Na figura 2 está a relação de preços desde janeiro de 2000.
A curva indica que o diferencial de preço vigente, no qual a carne de frango está 15,8% mais barata que a carne bovina, está historicamente estreito. Em junho de 2011, o preço da carne de frango chegou a ser 51,7% menor que a carne bovina.
O único momento em que esta relação esteve menor do que a atual foi em 2006, vale de preços do último ciclo pecuário, quando as cotações do boi e da carne sofreram forte depressão.
Considerações finais
A atual competitividade da carne bovina, com a elevação do preço do frango, deve ser um fator de estímulo ao consumo desta proteína no curto prazo.
Isto pode ajudar a equilibrar os estoques em um ano onde as expectativas são de expansão de oferta, em função do abate crescente, tendência observada também no ano passado, com a virada de preços do boi e da vaca.
Por fim, cabe analisar a capacidade da demanda. Este ano a economia deve se reestruturar em busca do crescimento, mas os reflexos dos resultados ruins de 2012, junto com outros indicadores como alto comprometimento da renda e inadimplência, podem afetar negativamente a condição financeira da população e o consumo.
Mesmo com relação estreita, o preço da carne de frango ainda é menor.