O Brasil deve colher 585,00 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2013/2014, segundo projeção da F. O. Licht. De acordo com o analista Stefan Uthlenbrock, 47,4% desse total serão alocados na produção de açúcar.
Na terça-feira (19/3), durante o evento Sugar & Ethanol, em São Paulo, Uthlenbrock afirmou que, além do incremento na colheita, a F.O. Licht também espera melhora na produtividade da cana-de-açúcar brasileira. Apesar do cenário favorável, o analista citou gargalos do país como limitadores, como os congestionamentos nos portos brasileiros.
Demanda para 2020
Para atender à demanda projetada para 2020, o Brasil precisaria dobrar sua produção de cana-de-açúcar atual, na avaliação da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). A presidente da Unica, Elizabeth Farina, afirmou que seriam necessárias cem novas usinas.
- A pergunta é se o Brasil tem condições de fazer essa adaptação - questionou.
Ao citar as 40 unidades que fecharam nos últimos cinco anos, ela afirmou que o país vive um processo de reestruturação produtiva. A estimativa é de que mais 10 usinas fechem as portas até o próximo ano.
- Não podemos olhar esses casos e pensar que o setor acabou. É possível crescer rápido quando há estimulo econômico - avaliou.
Segundo Elizabeth, em 2015, a capacidade de expansão estará relacionada à capacidade de novos investimentos.
Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 19 de março de 2013.