As vendas de máquinas agrícolas no país acompanharam o ritmo da safra recorde de grãos no primeiro semestre deste ano.
As indústrias do setor enviaram ao atacado 32.550 tratores no período, crescimento de 27,0% em relação ao mesmo intervalo de 2012, segundo estimativas do mercado.
O aumento nas vendas de colheitadeiras foi ainda mais significativo, de 69,0% na mesma comparação, com 3.929 unidades comercializadas entre janeiro e junho de 2013.
As vendas, que haviam perdido força em maio, voltaram com força em junho. No mês passado, 504 colheitadeiras foram colocadas nas revendas - o dobro do registrado em junho de 2012.
A quantidade de tratores enviada às lojas, por sua vez, aumentou 27,0% em junho, para 6.029 unidades.
Os números indicam um desempenho recorde para a primeira metade do ano. Em 2010, considerado um dos melhores anos da história para o setor, as vendas de máquinas agrícolas somaram cerca de 35,0 mil unidades no primeiro semestre. Neste ano, segundo os dados preliminares, elas superaram 36,0 mil.
Em 2012, quando a comercialização bateu recorde anual, o resultado foi prejudicado nos primeiros meses do ano pela seca, que afetou a produção e a rentabilidade dos agricultores principalmente na região Sul do país.
Neste ano, porém, a supersafra de soja e os seus bons preços, ainda influenciados pelos baixos estoques, estimularam as vendas.
O bom desempenho do setor ajudou, inclusive, no modesto crescimento da economia. A alta nos investimentos, no primeiro trimestre, foi impulsionada pela comercialização de máquinas.
Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 3 de julho de 2013.