Há mais de uma semana o tempo segue fechado e chuvoso sobre o estado de Mato Grosso. A meteorologia chama o fenômeno de "invernada", algo que também ocorreu sobre os estados de Minas Gerais e Goiás na semana passada.
No dia 27/1, Mato Grosso teve o tempo mais fechado, com temperaturas um pouco mais baixas nas áreas de chuva. A máxima fica em torno dos 27 graus.
O corredor de umidade que atua sobre Mato Grosso também atinge os estados de Rondônia e Acre, onde a condição para chuvas fortes é similar. Na madrugada de segunda (27/1), os volumes ultrapassaram 90,0 milímetros em Ariquemes, norte de Rondônia, e 44,0 milímetros na capital do Acre, Rio Branco.
Em Sapezal, noroeste de Mato Grosso, os produtores de soja já estão reclamando das chuvas constantes, que têm impedido a colheita da cultura. As perdas ainda não foram mensuradas, mas já existe prejuízo nas lavouras. O excesso de umidade provoca o apodrecimento da planta.
A chuva só vai perder intensidade em Mato Grosso na quarta-feira, dia 29/1. A partir desse dia, haverá um longo período de tempo seco na a região central do Brasil.
Fonte: Canal Rural. 27 de janeiro de 2014.