A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) programou a compra de 64,0 mil toneladas de feijão para o mês de fevereiro por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), com um desembolso previsto de R$100,0 milhões.
A CONAB está propondo comprar a leguminosa nos estados onde o preço está abaixo do mínimo. São eles: Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos produtores de feijão e após reivindicação do setor, o secretário Neri Geller encaminhou para análise da CONAB a importância da realização da AGF para a liberação de mais recursos financeiros pelo Governo, para a compra e formação de estoques reguladores do produto.
O secretário ressaltou que se o preço continuar abaixo do mínimo, o governo federal aumentará as quantidades para garantir preço ao produtor.
"É importante frisar que com este trabalho está sendo desenvolvido e a renda do produtor será assegurada. O foco agora é que seja controlada a acentuada queda nos preços da leguminosa", pontuou Neri Geller.
Fonte: MAPA. 29 de janeiro de 2014.