Exatamente um ano após o início da Operação Leite Compensado foi desencadeada na quinta-feira (8/5) mais uma etapa de investigação conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MP-RS), com o objetivo de coibir a prática de fraudes que disfarçam a má qualidade do leite cru e prejudicam as características e valor nutricional do leite e seus derivados.
As empresas envolvidas foram investigadas por meio de escutas telefônicas realizadas pelo MP do estado e pela coleta de amostras de leite cru refrigerado e de leite UHT (longa vida), realizada pelos servidores do Serviço de Inspeção Federal (SIF) da Superintendência Federal do Estado.
Os estabelecimentos estão submetidos ao Regime Especial de Fiscalização (REF), estando suspensa a expedição de todos os produtos lácteos fabricados a partir de 8/5 por estas empresas. Os produtos em estoque estão sendo coletados pela Inspeção Federal (IF) para análise laboratorial.
Estão envolvidas nessa fase da operação as empresas de laticínios Holmann Laticínios Indústria e Comércio (SIF 1949), localizada no município de Imigrante e Inovari Beneficiadora de Alimentos Eireli (SIF 1035), em Paverama. Além destas, 11 empresas transportadoras de leite também estão relacionadas à fraude. As informações sobre a quantidade de produtos apreendidos e o número de amostras coletadas serão divulgadas posteriormente.
O sucesso destas investigações é decorrente da parceria entre os órgãos governamentais que permitem ações articuladas no intuito de resguardar a saúde do consumidor e proteger os interesses da sociedade brasileira.
O MAPA fiscaliza constantemente todos os estabelecimentos registrados junto ao SIF, coletando amostras diretamente nas indústrias e verificando a conformidade dos procedimentos de fabricação dos produtos.
Fonte: MAPA. Por Yara Marques. 8 de maio de 2014.