Deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural cobraram do governo, ontem (6), a adoção imediata de mecanismos para reduzir o impacto do aumento dos insumos agropecuários, como fertilizantes e ração animal.
Entre as sugestões apresentadas pela comissão estão a eliminação da cobrança do PIS (Programa de Integração Social)/ Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) das empresas de ração e fertilizantes - hoje em 9,25% -, a isenção completa do fosfato e seus derivados das alíquotas de importação e o fim da cobrança do adicional de frete da Marinha Mercante nas importações de insumos básicos (atualmente em 25% do preço do frete).
No longo prazo, os deputados sugeriram uma política de substituição de importação, com a criação de um parque nacional de insumos agrícolas.
Os parlamentares pediram ainda que a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça investigue as indústrias de rações e fertilizantes para apurar possíveis condutas anticompetitivas, como a formação de cartéis.
O diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do ministério adiantou que estuda adotar algumas das sugestões dos parlamentares, como a redução da tarifa de importação de alguns insumos comprados de países do Mercosul.
Fonte: Agência Câmara. Adaptado pela Scot Consultoria. 6 de maio de 2008.