Da Assessoria
O último dia do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária será marcado por 17 palestras e o esperado fórum sobre sustentabilidade.
Durante a manhã, a palestra do médico veterinário português Antonio José Rosinha é uma das mais aguardadas. Às 8h, no auditório integrado – piso da Terra -, ele vai falar sobre “Rastreabilidade e certificação de propriedades produtoras de bovinos”. Rosinha foi inspetor veterinário do Serviço Alimentar e Veterinário (FVO) da Comissão Européia, na Irlanda, de 2003 a fevereiro deste ano. Também conhece muito bem a realidade brasileira, já que participou de sete missões de inspeção da FVO no país, entre 2001 e 2007. Atualmente ele é diretor de Veterinária do Ministério da Agricultura de Portugal.
O “Crescimento da avicultura em Mato Grosso x legislação ambiental: presente e desafios para o futuro” é o tema da palestra de Júlio César Palhares, doutor em ciências ambientais, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves. O assunto será discutido às 8h, na sala 06 – piso do Sol.
E à tarde, às 14h, começa o fórum “Sustentabilidade é Negócio?”, tema da quinta edição do Enipec. O debate contará com a presença do pesquisador brasileiro que ganhou o Nobel da Paz, Carlos Clemente Cerri, integra o grupo de cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que dividiu o Prêmio Nobel da Paz 2007 com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. O pesquisador falará sobre o controle do desmatamento e aumento de produtividade nas pastagens
Está confirmada também a participação da superintendente do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Meire Ferreira, que vai tratar da “Sustentabilidade possível”. O coordenador do programa de agricultura e meio ambiente do Fundo Mundial para Natureza (WWF-Brasil), Luis Laranja, discutirá “Negócios e meio ambiente: barreiras ou oportunidades?”.
O grande momento do evento contará ainda com o presidente da comissão técnica do Meio Ambiente da Famato, Ricardo Arioli, que vai apresentar o zoneamento sócio-econômico ecológico de Mato Grosso na visão de produtores. E o pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Afonso Peche Filho, vai abordar as diretrizes para uma agropecuária sustentável.
O coordenador de mesa será o presidente da Famato, Rui Prado. O deputado federal Homero Pereira e o consultor econômico Amado de Oliveira Filho vão ser os debatedores.