O instituto foi contemplado em duas categorias e a premiação foi realizada na última quinta-feira em solenidade na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) recebeu um importante reconhecimento por seus constantes trabalhos na preservação do meio ambiente no Estado de Goiás. O instituto foi contemplado em duas categorias do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente, concedido pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa de Goiás às empresas, entidades e pessoas que mais tenham se destacado na conservação e defesa do meio ambiente no Estado. A solenidade de premiação aconteceu às 15h, em sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
O diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando, recebeu em nome do instituto a premiação na categoria Comenda dos Ipês, que reconhece órgãos de comunicação, agências de propaganda, entidades ou pessoas que mais tenham se destacado na preservação do meio ambiente. Foram contemplados nesta categoria também o programa jornalístico “Trilhas do Brasil”, que aborda a preservação ambiental, e José Rodrigues de Oliveira Filho, coordenador do projeto Filmagens Representativas do Bioma Cerrado.
Já o coordenador regional de operações do inpEV para o Estado de Goiás, Emerson Moura, foi homenageado com a Comenda Araguaia, ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva e do diretor do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos. Esta categoria reconhece entidades ou pessoas que tenham dado, em nível nacional, maior contribuição à preservação do meio ambiente. “Este prêmio é um grande reconhecimento ao sistema de destinação final de embalagens vazias e todos os seus parceiros pela relevância do trabalho em prol da preservação do meio ambiente”, destaca Emerson Moura.
O Estado de Goiás vem apresentando crescimento constante no volume de embalagens de defensivos agrícolas corretamente destinadas. Nos primeiros cinco meses deste ano, o Estado encaminhou para reciclagem ou incineração 931,5 toneladas de embalagens, o que representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram processadas 643 toneladas. Em 2007, o Goiás destinou 1.407 toneladas de embalagens, volume 22% superior ao de 2006 (1.154 toneladas).
Conheça os premiados nas três categorias do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente:
Troféu Aroeira: José de Paula Moraes Filho (secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás); Oyana Rodrigues dos Santos (mestre em geografia pela UFG e professora da UCG) e Valter Alberto Drago (geólogo e técnico agrícola).
Comenda dos Ipês: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - inpEV; Programa Trilhas do Brasil (TV Serra Dourada), e José Rodrigues de Oliveira Filho, coordenador do projeto Filmagens Representativas do Bioma Cerrado.
Comenda Araguaia: ex-ministra Marina Silva; diretor do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos e engenheiro agrônomo Emerson Moura, que é coordenador de operações do inpEV no Estado de Goiás.
Fonte: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.