As negociações envolvendo a soja da safra brasileira 2014/15, que começou a ser cultivada nas últimas semanas, estão bastante lentas, inclusive em ritmo bem abaixo do verificado em anos anteriores, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).
Apesar disso e também da estimativa de oferta global elevada na temporada 2014/15, os prêmios de exportação de soja do Brasil para embarques no primeiro semestre de 2015 estão positivos e superiores aos observados nos últimos quatro anos.
De acordo com o CEPEA, esse cenário indica que, para o ano que vem, o interesse comprador prevalece sobre o vendedor. A recente valorização do dólar frente ao real, no entanto, começa a animar vendedores.
Quanto aos preços no Brasil, o Indicador da soja Paranaguá Esalq/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados, se mantém a R$61,17 a saca de 60 quilos desde a última segunda-feira (29/9) - o menor valor desde 15 de maio de 2013. No acumulado de setembro, o Indicador recuou expressivos 9,3%.
Fonte: Canal Rural. 6 de outubro de 2014.