Com as secas dos últimos anos, ficou ainda mais claro que o aquecimento global é uma realidade. Diversos pesquisadores estudam os efeitos do fenômeno, inclusive no Brasil. Na Embrapa, quatro projetos sobre o tema estão em andamento, com um investimento de R$20,0 milhões por ano: fatores de emissão de CO2 por cultura, pecuária, floresta e uso da água.
Eduardo Assad, pesquisador do instituto, listou cinco problemas atuais que são causados pelo aquecimento global:
1- Produtividade
Com as altas temperaturas, as plantas não conseguem se desenvolver. Os danos vão das folhas, expostas diretamente ao sol, até a raiz, que tem que suportar o solo quente. O resultado disso é menos produtividade por planta, atingindo as safras por inteiro.
2- Aborto em suínos
Porcos são sensíveis a altas temperaturas, que causam aborto e, com isso, a cadeia produtiva tem baixa na produção de carne.
3- Morte de frangos
As aves também sofrem com as temperaturas, atingindo a indústria de carne de frango e também de ovos.
4- Leite
Em um ambiente aquecido, as vacas têm queda de produtividade de leite, um problema para o setor.
5- Deficiência hídrica
A falta de água afeta não só a agricultura, mas diretamente a vida humana. Segundo a legislação brasileira, a prioridade é abastecer a sociedade, depois a produção de energia e só depois a agricultura. No Brasil, apenas 6 milhões de hectares são irrigados, mas em um futuro próximo, será necessário repensar a irrigação pela redução de oferta de água.
Fonte: Revista Globo Rural. Por Teresa Raquel Bastos. 30/11/2014.