A Commodity Futures Trading Commission (CFTC), entidade governamental dos EUA que regula a atuação nos mercados futuros daquele país revelou que irá processar duas companhias de investimento por manipulação de mercado e distorção de preços.
As empresas atuavam principalmente nos setores de energia, negociando grandes quantidades de contratos de petróleo e gasolina norte-americanos. A autoridade financeira da Inglaterra (UK Financial Services Authority) e a Bolsa de New York trabalharam em conjunto durante a investigação sobre possíveis manipulações no mercado de energia.
A notícia veio como um alerta aos especuladores. Apesar dos fundamentos da investigação considerarem apenas práticas de comercialização ilegais dos especuladores e não o fato de eles participarem nos mercado futuros, muitas posições em todos os mercado foram encerradas ontem. A “fuga” dos fundos de investimentos provocou uma leve queda nos preços da soja na Bolsa de Chicago (CBOT).
A soja encerrou o pregão cotada a US$13,73/bushel, leve baixa de 1% refletindo a apreensão do mercado. Apesar da situação delicada em que fundos de investimentos se encontram, os estoques ajustados e a situação climática indefinida ainda podem exercer forte influência sobre o preço do grão. (JA)