As exportações brasileiras de madeiras e seus produtos apresentaram queda, tanto em valor como em volume em junho de 2008.
Dados das exportações brasileiras deste produto, divulgadas pelo Ministério da Agricultura, revelam uma queda de 11,6% nos valores exportados, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. As quantidades enviadas ao exterior também foram reduzidas, caindo 13%.
No acumulado de janeiro a junho, as exportações foram deficitárias, sendo que a maior queda ocorreu no volume comercializado, em torno de 15,7%.
Este cenário reflete a redução da disponibilidade de madeiras no mercado, devido a intensificação das fiscalizações do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) quanto a exploração ilegal de madeiras.
No mercado interno, também houve uma alta nos preços desta matéria-prima. Os resultados podem ser sentidos, por exemplo, na alta dos troncos de contenção, que em junho deste ano, tiveram um aumento de 10,57% sobre o mês anterior. Desde setembro de 2006, a maior alta havia sido registrada em dezembro de 2007, com uma elevação de 6,64% nos preços. Neste mês de junho, levantamentos da Scot Consultoria já registraram elevação de 8,72%, em relação a junho. (MNB)