Os preços da soja em grão estão firmes neste início de junho. A avaliação foi divulgada na segunda-feira (8/6) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O anúncio do Plano Safra, a maior demanda pelo grão brasileiro e as exportações estão entre os principais estímulos, conforme os pesquisadores da instituição.
O indicador Esalq/BM&FBovespa, que serve de referência para os contratos futuros brasileiros, acumula alta de 0,12% nos primeiros dias deste mês. Na última sexta-feira (5/6), a cotação fechou a R$67,98 a saca de 60 quilos. Na média dos negócios do estado do Paraná, o indicador medido pelo Cepea acumula ganhos de 0,7%. Na última sexta-feira (5/6), fechou a R$ 63,42 a saca de 60 quilos.
Em nota, o Cepea lembra que, em maio, as exportações de soja "surpreenderam" os agentes do mercado. "Diante de tal ritmo de exportação, produtores, não satisfeitos com os preços, restringiram as vendas no spot e começaram a se focar nas compras de sementes, defensivos e fertilizantes para a temporada 2015/16."
Ainda de acordo com os pesquisadores, problemas na Argentina, principal concorrente sul-americano do Brasil e "a forte desvalorização do real frente ao dólar em maio" serviram de estímulos à demanda pelo grão brasileiro.
Fonte: Globo Rural. 8 de junho de 2015.