A Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) da China publicou no dia 2/2 a habilitação de 12 novas plantas frigoríficas para exportações ao mercado chinês – 9 de aves e 3 de suínos.
De acordo com Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), são unidades instaladas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
As novas habilitações são resultado de missão técnica chinesa realizada em junho de 2015.
Presidente-executivo da associação, Francisco Turra, destaca que as ações promovidas nos últimos meses sob a liderança da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, juntamente com a equipe técnica do ministério e a ABPA, foram decisivas para a conclusão das habilitações.
“Esta é uma vitória que deverá gerar ainda mais divisas para a cadeia exportadora de aves e de suínos do Brasil, em um momento importante para nossa economia. Neste sentido, continuaremos trabalhando pelas habilitações de plantas já visitadas, além de outras que tem excelente potencial para compor o hall de empresas fornecedoras para o mercado chinês”, ressalta Turra.
Fonte: Agrolink. 4 de fevereiro de 2016.