O primeiro workshop, para levantar propostas de aperfeiçoamento de políticas agrícolas e pecuárias para o país, aconteceu no dia 1/3, em Goiânia (GO), com as federações de agricultura e pecuária do Centro-Oeste. As sugestões, aprovadas no encontro, vão compor o conjunto de propostas dos produtores rurais brasileiros, levadas como subsídios ao Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA) para elaboração do seu Plano Agrícola e Pecuário.
Coordenados pelo presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, o workshop debateu assuntos decisivos para o setor, incluindo crédito rural, linhas de investimentos do BNDES (Moderfrota, PCA, ABC, Inovagro e outros), políticas de apoio à comercialização e definição de preços mínimos, seguro rural e Proagro, condições de crédito para o médio produtor (Pronamp), condições crédito para o agricultor familiar (Pronaf), zoneamento agrícola de risco climático e plano plurianual agrícola.
Dentro de suas metas de atuação a Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA teve como objetivo discutir as principais questões relacionadas à política agropecuária do país e viabilizar ações para o fortalecimento do setor. Os workshops, portanto, promoveram discussões com vistas ao Plano Agrícola e Pecuário 2016/17.
Fonte: Agrolink. 1 de março de 2016.