A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, se disse favorável a mais uma prorrogação do prazo de realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A data final é 5 de maio, de acordo com o Código Florestal. Durante evento em que comentou os dados da safra brasileira de grãos, atualizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (10/3), Kátia avaliou que muitos produtores ainda não aderiram ao CAR pelo que chamou de "problemas localizados".
"Acredito que todos vão compreender que não é possível colocar a agropecuária na criminalidade voluntariamente. Por que não dar mais uma oportunidade para o setor agrícola que vem comemorando bons resultados na geração de empregos, no Produto Interno Bruto e na balança comercial brasileira?", comentou, de acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura.
De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), até o dia 31 de janeiro deste ano, 66,1% das áreas rurais do país já estão cadastradas. A proporção corresponde a 263 milhões dos 398 milhões de hectares passíveis de inclusão nas normas de regularização ambiental. A região com menor percentual de áreas cadastradas é o sul do Brasil, com 33,1%. O norte tem maior proporção, com 82,7%.
A adesão ao Cadastro Ambiental Rural é obrigatória. A partir das informações prestadas pelos proprietários rurais, será feita a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), previsto no Código Florestal.
Fonte: Globo Rural. 11 de março de 2016.