O Porto de Santos alcançou em março passado o porcentual de 30,8% de participação na balança comercial brasileira relativa ao ano. O resultado é novo recorde no comércio exterior do Brasil, considerando que o recorde anterior, 28,3%, foi registrado em fevereiro de 2009. As informações são da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
O valor das trocas comerciais do país pelo Porto de Santos, no acumulado do ano, é de US$22,40 bilhões. O Brasil registrou neste período o número de US$72,80 bilhões na balança comercial.
Até março de 2016, o total de exportações pelo Porto de Santos foi de US$13,20 bilhões, representando 32,7% do total nacional (US$40,60 bilhões). Em valores comerciais, a principal carga exportada pelo Porto de Santos neste período é a soja, com US$1,60 bilhão, correspondente a 12,1% do total. O principal destino é a China, que participa com 10,3%, o que corresponde a 84,0%, em dólares, das compras chinesas de soja embarcadas em Santos. Em seguida, como principais importadores do produto, estão a Tailândia, o Irã e outros sete países com menor participação.
O segundo produto com maior participação comercial é o açúcar, 8,8% de participação no total do Porto (US$1,16 bilhão). A China aparece novamente como principal importador, seguida de Bangladesh e Argélia, além de outros 45 países.
O terceiro produto de maior valor comercial na exportação é o café em grãos, com 7,6% (US$1,00 bilhão), exportado principalmente para Estados Unidos, Alemanha e Itália. Outros 62 países também recebem café embarcado no Porto de Santos.
Segundo a Codesp, no total das exportações, em dólares, os principais parceiros comerciais do Brasil nas cargas que saem pelo Porto de Santos são a China (participação de 15,6%), Estados Unidos (11,1%) e Argentina (6,2%). Completam os dez principais importadores pelo cais santista: Holanda (4,6%), Japão (3,4%), Bélgica (3,1%), México, Alemanha (ambos com 2,9% de participação), Coreia do Sul (2,7%) e Itália (2,6%).
Importação
Nas importações, o resultado do Porto de Santos no primeiro trimestre do ano de US$9,20 bilhões, correspondente a 28,4% do total brasileiro de US$32,20 bilhões. As principais cargas desembarcadas em Santos foram: óleo diesel (US$151,90 milhões), importado principalmente dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Reino Unido; Em seguida, peças de aviões e helicópteros (US$115,90 milhões), vindas dos Estados Unidos, Japão e Espanha e outros 14 países com menor participação. Em terceiro, caixas de marchas (US$112,70 milhões), importadas do Japão, Indonésia, Coreia do Sul e outros 15 países.
A Codesp informa, ainda, que as importações pelo Porto de Santos, em valores comerciais, têm como principais origens a China, com 20,7% do total; em seguida, Estados Unidos, com 17,6% de participação e Alemanha (9,5%). Completam os dez maiores parceiros comerciais na importação: Japão (5,1%), Coreia do Sul (4%), França (3,3%), Itália (3,1%), México (2,9%), Índia (2,6%) e Espanha (2,2%).
Além de Santos, apenas o Porto de Paranaguá também ampliou a participação na balança comercial, dentre os dez principais portos do País, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Fonte: Estadão Conteúdo. 28 de abril de 2016.