No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos firmaram na segunda quinzena de dezembro, em relação à primeira metade do mês.
Foi a quarta quinzena seguida em que o creme de leite ficou entre os produtos com destaque nas valorizações.
Já o preço do leite longa vida teve alta de 0,3% em relação a primeira quinzena de dezembro e ficou cotado, em média, em R$2,38 o litro.
De maneira geral, a maior movimentação por parte do varejo, devido aos estoques baixos, colabora para este cenário de preços firmes principalmente para o leite longa vida.
Na realidade, não houve melhora do consumo interno, mas sim uma redução dos estoques varejistas que vinham comprando menos e trabalhando com volumes mais ajustados. Além disso, a queda na produção de leite na região Sul do país colabora para um cenário de preços mais firmes no mercado de leite.
No varejo, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, em São Paulo, os lácteos apresentaram alta de 0,3% na segunda quinzena de dezembro, em relação à primeira metade do mês.
As maiores altas foram para os queijos minas padrão e minas frescal, de 0,8% e 06%, respectivamente, no período.
O leite longa vida ficou cotado, em média, em R$3,15 por litro nos supermercados em São Paulo na segunda quinzena de dezembro, uma queda de 1,1%, frente à primeira quinzena do mês, quando custava, em média, R$3,18 o litro.
Assim, com a queda do leite longa vida no varejo e alta no atacado, a margem de comercialização do produto diminuiu mais um mês para os supermercados.
Atualmente, a margem está em 30,2%, uma queda de 4,8 pontos percentual em relação ao mesmo período do ano passado.