No primeiro dia de visitas ficamos em Campinas-SP no shopping Dom Pedro onde assistimos três preleções.
A primeira delas foi apresentada por Flávia Roppa e Ricardo Baldo sobre a BeefExpo. Agora em 2017 será realizada a terceira edição, o mais completo evento da cadeia da carne bovina da América Latina, programados para os dias 6 a 8 de junho de 2017, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
O evento terá 500 bovinos de alta capacidade genética, das raças Nelore, Hereford, Wagyu, Simental, Angus, Guzerá, Sindi e Brahman, exposição comercial de 60 empresas dos vários segmentos, três dezenas de minicursos dos temais mais relevantes para a atividade de pequena duração, eventos de gastronomia, homenagens a personalidades da pecuária e leilões de genética de alta qualidade. Tudo isso em área de 36.000 m2 climatizada, com estacionamento amplo e total comodidade para os visitantes.
A BeefExpo 2017 deverá receber 15 mil visitantes do Brasil e de mais de 30 países, praticamente o dobro do público do ano passado.
A segunda apresentação foi sobre a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA) com a presença de Jorge Espanha e Maurício Mendes.
Foto: Maurício Mendes (ABMRA), Altair (Texto Comunicações) e Jorge Espanha (ABMRA).
A ABMRA foi fundada em 1979, como resultado da união de profissionais engajados em trocar informações, fortalecer e valorizar a Comunicação e o Marketing Rural Brasileiro.
Ao longo dos seus 37 anos de existência, a ABMRA tem contribuído decisivamente para a promoção e desenvolvimento do Marketing Rural do Agronegócio Brasileiro, o Agro Marketing.
Desde 2005 a Entidade participa de todas as etapas do Marketing do Agronegócio Brasileiro (antes, dentro e fora da porteira). Desta forma, as ações de fortalecimento do Marketing do Agronegócio passaram a ser objeto em toda a cadeia produtiva.
A entidade reúne os diversos representantes do Agronegócio Brasileiro: cooperativas, indústrias fornecedoras dos principais insumos, bens e serviços, veículos de comunicação, agências de propaganda, empresas de pesquisa e empresas de consultoria especializadas no agronegócio.
A ABMRA promove um ambiente estimulante para o intercâmbio de informações e relacionamento entre os diversos elos da cadeia.
2017 será cheio de realizações para a ABMRA. A primeira novidade é a 7a. Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, o maior e mais completo levantamento do país sobre o perfil dos produtores, seus hábitos e preferências de mídia e comportamento de compra, sendo, assim, uma ferramenta indispensável para as empresas do agronegócio tomarem suas decisões com base em dados reais do mercado e dos seus clientes. Num período de turbulência, esse material é ainda mais indispensável e pode fazer a diferença para sua empresa em relação aos concorrentes. A pesquisa ficará pronta em maio.
Outra importante realização da ABMRA em 2017 é o Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Rural, que chega à 13a. edição. O evento reunirá mais de 300 profissionais das empresas de agronegócio e agências de comunicação com atuação no agronegócio. O objetivo é ter um evento vibrante e atual, com discussão dos temas de maior interesse em comunicação e marketing da atividade que sustenta a economia brasileira. Cases de sucesso, painéis e temas de relevância para o segmento estarão na programação do Congresso.
Para fechar o calendário das grandes ações da ABMRA em 2017, a entidade realizará a 18a. edição da Mostra de Comunicação do Agronegócio, um espaço privilegiado para os profissionais e agências apresentarem os seus trabalhos, compartilhando a criatividade da comunicação no agro brasileiro. A mostra reunirá várias categorias de trabalhos, com o julgamento de renomados nomes da publicidade.
Também estão programados dois eventos da série Agromarketing, sempre com temas importantes para o dia a dia dos profissionais de Marketing e Comunicação no agronegócio. Um evento será realizado ainda no primeiro semestre, em data a ser definida e divulgada em breve. O outro evento ocorrerá na segunda metade de 2017.
A terceira apresentação foi realizada por Alberto Pessina sobre a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon).
Foto: Alberto Pessina (Assocon).
A Assocon tem como o maior desafio buscar a integração da cadeia da carne bovina.
Nesse sentido, a Assocon tem como um dos objetivos ampliar o espectro de ação, deixando de atuar somente com confinamentos e incluindo toda a pecuária de corte. Em resumo, vai de uma atuação forte dentro da porteira, com treinamentos, fóruns de debate e representatividade em ações institucionais voltadas a produção, para atuar fora da porteira, visando defender a imagem da carne brasileira. Esta mudança começou em setembro de 2016.
Para construção deste trabalho, as fontes de inspiração são duas grandes instituições internacionais: Meat and Livestock Australia (MLA) e Nacional Cattelman´s Beef Association (NCBA) dos EUA. Cada uma delas tem o produtor como seu principal representante, membro de seu Conselho e de suas ações.
Foto: Profissionais participantes da Road Show Tour 2017.
O primeiro dia foi assim. Durante toda semana traremos mais informações sobre o circuito anual. Não deixe de nos acompanhar!
Sobre a Road Show
O circuito anual de visitas de profissionais da imprensa a clientes da Texto Comunicações - Road Show, foi criado em 2004. É uma ação especial, que se propõe a tirar o jornalista da redação, levando-o para o campo para conhecer melhor o trabalho realizado pelas empresas e instituições agropecuárias. Além disso, há um indiscutível ganho de relacionamento para todos os envolvidos: colaboradores e profissionais da imprensa.
Com o intuito de prestigiar as visitas técnicas em empresas, que também são nossas parceiras, a Scot Consultoria estará presente durante toda a semana, descobrindo novas mídias, estabelecendo novas parcerias e ampliando a divulgação do nome Scot Consultoria no Brasil.
Link da agenda de eventos: https://www.scotconsultoria.com.br/agenda-de-eventos/1378/road-show-tour-texto-comunica%C3%A7%C3%B5es-(13.03-a-17.03).htm