No segundo dia de jornada visitamos, em Alfenas-MG, a AquaAmérica e, em Careaçu-MG, a Casa Branca Agropastoril. Abaixo descrevemos os passeios.
Na primeira visita assistimos a preleção do senhor Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira de Piscicultura – Peixe BR – no qual foi apresentado dados sobre a piscicultura brasileira e também o potencial da atividade no país.
Foto: Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira de Piscicultura – Peixe BR
A Peixe BR engloba as maiores empresas do negócio e entidades de âmbito regional e já representa cerca de 50% da piscicultura brasileira.
De acordo com a Associação Nacional das Águas (ANA) o Brasil tem capacidade de produzir 3,8 milhões de toneladas de peixe por ano. Em 2016 o desempenho da piscicultura brasileira foi de 640.410 toneladas, ante um 2015 de 638.000 toneladas. O mercado movimenta cerca de R$4,3 bilhões por ano e gera um milhão de empregos.
O consumo por habitante ano é de 3,2 quilos de peixe de cultivo mais 3,0 quilos de peixe importado.
O principal problema para criação de peixes no país é a dificuldade de licenciamento da atividade e também da falta de informações confiáveis. A diversificação da produção, as questões ambientais e tributárias, o uso de modernas tecnologias, as relações governamentais e a comunicação estão entre as prioridades da Peixe BR.
A conversão alimentar média da tilápia é de 1,5. Ou seja, a cada 1,5kg de ração, o peixe ganha um 1,0kg de ganho de peso.
O peso médio de abate é de 880 gramas a 1 quilo, que é atingindo entre 5 a 6 meses de criação.
Depois de abatido o rendimento do filé de peixe, após feito o toalete, é de cerca de 33%.
Atualmente existem produtores que exportam a pele de peixe, a escama e a cabeça, além da fabricação de farinha e óleo de peixe, ou seja, todo o produto é aproveitado.
A principal doença que acomete os animais é Streptococcus, no entanto, já existe vacina e outros meios de prevenção como manejo, alimentação e qualidade da água.
A AquaAmérica, representada por Jorge Vieira Barbosa, foi fundada em 2012, com o objetivo de fornecer à Piscicultura Brasileira matrizes de Tilápia do Nilo de alta qualidade genética e superior desempenho nas condições de cultivo do país.
Atualmente, a AquaAmérica está desenvolvendo a 4a. geração de matrizes. A cada geração, a empresa avança em termos genéticos, com ganhos em:
. Tempo de cultivo na engorda (velocidade de crescimento)
. Rendimento nos cortes comerciais
. Produtividade para a cadeia da Piscicultura
Na visita foi possível conhecer todas as fases de criação, além de conhecer o laboratório de incubação artificial e acompanhar a colocacão de mini chips nos animais. Veja fotos abaixo.
Foto: Processo de chipagem dos animais.
Observação: a entidade representativa da atividade, a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) se posicionou categoricamente contra a saída a Secretaria da Pesca e Aquicultura da estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que ocorreu nesta última terça-feira (14/3).
A segunda visita foi na Casa Branca Agropastoril apresentada por Heitor Pinheiro Machado, Fernando Garcia e Sara Meirelles.
A Casa Branca Agroindustrial é composta por cinco propriedades localizadas no Sul de Minas Gerais e uma em Mato Grosso.
A empresa que faz programa de seleção de Angus, Brahman e Simental, deu um novo e importante passo para intensificar ainda mais o melhoramento genético e proporcionar máxima garantia de qualidade e confiabilidade dos animais em termos de funcionalidade, produtividade, eficiência e adaptabilidade.
A Casa Branca iniciou um programa de genotipagem de todos os animais do seu plantel.
Para esse projeto, a Casa Branca buscou a parceria de especialistas: a equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), liderada pela profa. Sara Meirelles, que desde 2012 coordena as provas de desempenho de touros jovens da propriedade; e José Fernando Garcia, da Universidade Estadual do Estado de São Paulo (UNESP) – campus Araçatuba e diretor da AgroPartners Consulting. Garcia será o responsável pela genotipagem em chip de alta densidade de todos os animais.
Foto: Sara Meirelles e Fernando Garcia.
Nesse projeto, a UFLA segue responsável pelas provas de desempenho e auxiliará na coleta de dados fenotípicos. Na outra ponta, Fernando Garcia coordenará o envio das amostras de DNA para o laboratório e a análise dos resultados, além de auxiliar na seleção e futuros acasalamentos.
Esse investimento permitirá à Casa Branca identificar e selecionar os animais mais resistentes e adaptados mais rapidamente, criando com isso a diferenciação necessária para a maior difusão das raças Angus e Simental no Brasil Central.
“Trata-se de um projeto inovador, que conta com o apoio de diversos colaboradores internos e externos, incluindo veterinários, agrônomos e zootecnistas, além da profa. Sara Meirelles e o prof. Fernando Garcia. O mais importante é a finalidade: ter uma genética ainda mais produtiva e confiável para contribuir para o crescimento da pecuária brasileira”, concluem.
Sobre a Road Show
O circuito anual de visitas de profissionais da imprensa a clientes da Texto Comunicações - Road Show, foi criado em 2004. É uma ação especial, que se propõe a tirar o jornalista da redação, levando-o para o campo para conhecer melhor o trabalho realizado pelas empresas e instituições agropecuárias. Além disso, há um indiscutível ganho de relacionamento para todos os envolvidos: colaboradores e profissionais da imprensa.
Com o intuito de prestigiar as visitas técnicas em empresas, que também são nossas parceiras, a Scot Consultoria estará presente durante toda a semana, descobrindo novas mídias, estabelecendo novas parcerias e ampliando a divulgação do nome Scot Consultoria no Brasil.
Para conferir o cronograma completo da Road Show Tour 2017, acesse: https://www.scotconsultoria.com.br/agenda-de-eventos/1378/road-show-tour-texto-comunica%C3%A7%C3%B5es-(13.03-a-17.03).htm