Por Rafael Ribeiro de Lima Filho
O preço da uréia agrícola teve queda de 4,8% em relação a março.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, em abril, o fertilizante nitrogenado é comercializado a R$815,00/tonelada, valor quase 10% mais barato que o mesmo período do ano passado.
Vale lembrar que as cotações da uréia subiram 19% entre janeiro e março deste ano por causa das boas vendas para o plantio da safrinha e também em função das compras antecipadas de fertilizantes (produtor que dispunha de capital aproveitou os bons preços para comprar adubos para a safra 2009/10).
Passado este momento, o mercado esfriou e a menor demanda resultou em preços mais baixos.
A desvalorização do dólar frente ao real (6,3% em relação a março) foi outro fator que colaborou para as baixas nas cotações, visto que o país depende em grande parte das importações de fertilizantes para atender a demanda.