Por Cristiane de Paula Turco
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a relação de troca do leite com os principais alimentos concentrados melhorou, em média, 8,8% para o produtor nesse mês quando comparado com abril de 2008. Ou seja, atualmente o produtor pode adquirir mais concentrados com a mesma quantidade de leite. Os números referem-se ao Estado de São Paulo.
Para a uréia, a troca está 34,9% melhor. Enquanto que em abril do ano passado, com um litro de leite era possível comprar cerca de 0,5 quilo de uréia, atualmente é possível adquirir pouco mais de 700 gramas de uréia com um litro de leite.
Da mesma forma, a relação de troca com a polpa cítrica está 26% melhor. Hoje é possível adquirir 3 quilos de polpa com um litro de leite. Em abril de 2008, o produtor conseguia comprar 2,4 quilos.
Por outro lado, a relação de troca piorou cerca de 28% para o farelo de soja. Isso porque o preço do insumo reagiu 20% no período analisado, enquanto a cotação do leite caiu aproximadamente 14%.
Os outros produtos analisados foram: farelo proteinoso de milho, cuja troca melhorou 11,4%; milho, com aumento de 14%; farelo de trigo, com recuo de 7%; caroço de algodão, com queda de 6% e farelo de arroz, com queda de 0,35% na relação de troca.