Os preços do farelo de algodão subiram acompanhando as valorizações do farelo de soja e a maior procura por alimentos alternativos.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada do farelo de algodão com 28% de proteína está cotada, em média, em R$748,14, sem o frete.
Houve alta de 7,1% em maio, frente ao fechamento de abril deste ano. Na comparação com maio do ano passado, o insumo está custando 1,6% a mais este ano, sendo o preço vigente o maior do período analisado.
No acumulado desde fevereiro último, o aumento é de 24,7%.
Em curto e médio prazos, o período de entressafra nos Estados Unidos, que está semeando a safra 2018/2019, deverá colaborar com preços mais firmes para o farelo de soja no mercado internacional.
No Brasil, o dólar em um patamar mais alto deverá seguir dando sustentação às cotações do farelo de soja. Com isso, a expectativa é de mercado firme também para o farelo de algodão e caroço de algodão.
Lembrando que a colheita do algodão ganha força em julho no país. Até lá a disponibilidade de caroço e farelo de algodão é pequena no país.