As entregas de adubos ao consumidor final totalizaram 3,98 milhões de toneladas em julho deste ano, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
O volume aumentou 33,0% em relação a junho deste ano e foi 18,1% maior que o registrado em julho do ano passado. Veja a figura 1.
Figura 1.
Entregas de fertilizantes ao consumidor final no Brasil em 2017 e 2018, em milhões de toneladas.
Fonte: Anda / compilado pela Scot Consultoria
A maior movimentação em julho foi reflexo da demanda para o plantio da safra brasileira de grãos 2018/2019. No mais, é importante considerar os volumes que não foram entregues em maio e junho devido à greve dos caminhoneiros e também em função dos impasses com relação ao tabelamento do frete rodoviário.
No acumulado de janeiro a julho de 2018 foram entregues 16,81 milhões de toneladas de adubos no país, 1,9% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.
A expectativa da Scot Consultoria é de um volume total entre 34,50 e 35 milhões de toneladas de adubos entregues no Brasil em 2018, frente ao recorde registrado no ano passado, de 34,44 milhões de toneladas comercializadas.
As altas de preços da soja e do milho no mercado interno deverão puxar o crescimento das áreas destas culturas na temporada que se inicia em breve, o que demandará mais adubo.