Em janeiro deste ano as chuvas ocorreram mais dentro da normalidade no Brasil Central e Centro Sul do país, frente a dezembro último.
No Norte de Mato Grosso e Leste de Rondônia, por exemplo, choveu até 300 milímetros no acumulado do mês em algumas áreas.
No entanto, algumas regiões ainda merecem atenção, como é o caso do Oeste do Paraná, Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Norte de Goiás, Triângulo Mineiro e Norte de São Paulo, cujos volumes de chuvas não ultrapassaram os 100 milímetros no acumulado de janeiro.
Outro ponto de atenção foi o excesso de chuvas no Sul do Rio Grande do Sul. As precipitações ultrapassaram os 500 milímetros no extremo Sul do estado.
Para o começo de fevereiro estão previstas chuvas em quase todo o país, sendo os maiores volumes nas regiões Norte, além do Norte da região Centro-Oeste e região litorânea da região Sudeste.
No Oeste do Rio Grande do Sul, Norte de Minas Gerais, Bahia e em uma faixa próxima ao litoral da região Nordeste não deverá chover neste período (figura 2).