Em setembro, as chuvas ocorreram em maiores volumes nos estados do Sul e Norte do país. Em algumas regiões choveu até 150-200 milímetros no acumulado até o dia 25.
Também choveu bem no estado de São Paulo, até 150 milímetros, neste mesmo período.
Já no Sul de Minas, Leste de Mato Grosso do Sul e Sul de Goiás, os volumes ficaram mais próximos de 50 milímetros no acumulado do mês, com as precipitações ainda irregulares, mal distribuídas.
Nas demais áreas da região Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso, a retomada das chuvas está mais atrasada, sendo que estas ocorreram apenas nas últimas semanas de setembro e ainda assim em pequenos volumes.
Isto tem prejudicado o início da semeadura da safra de grãos 2019/2020 em alguns municípios (mais detalhes nas páginas 22 e 23).
Para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro), a expectativa é de chuvas acima da média histórica nos estados da região Sul do país, além de boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás e Triângulo Mineiro.
A preocupação maior com relação aos volumes abaixo da média é com Mato Grosso, especialmente o Norte do estado, além de Goiás e Tocantins. Veja a figura 2.