De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou, em média, 268,6 mil toneladas de milho grão por dia em dezembro, até a segunda semana.
O ritmo diminuiu, em relação às 323,4 mil toneladas exportadas diariamente na primeira semana do mês.
Além da desvalorização do dólar em relação ao real, que impacta diretamente nos embarques, historicamente a demanda tende a diminuir ao longo de dezembro. Para as semanas seguintes, a expectativa é de queda na média diária exportada.
Essa menor movimentação para exportação, somada ao ritmo mais lento da demanda interna, diminuiu a pressão de alta sobre as cotações desde meados de mês e a expectativa é de mercado mais frouxo (ligeiramente) nas últimas semanas do ano.
É importante destacar que, apesar do recuo nos embarques na segunda semana, o volume médio diário exportado em dezembro, até então, é 25,3% maior que a média de novembro deste ano e 47,7% acima do registrado em dezembro do ano passado, o que acaba limitando as quedas nos preços no mercado brasileiro.
No acumulado de janeiro a novembro de 2019 o Brasil exportou 40,5 milhões de toneladas de milho grão, 109,9% mais que em igual período de 2018.
Análise originalmente publicada no informativo Boi & Companhia, edição 1370.