Em março, as chuvas ocorreram em maiores volumes na parte Norte do país, em uma faixa que vai do Amazonas, passando pelo norte de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, até o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Também choveu bastante no Maranhão e no Piauí, que registraram até 250-300 milímetros no acumulado até o dia 11 deste mês.
Por outro lado, do Mato Grosso do Sul e São Paulo para baixo os volumes não ultrapassaram os 25-50 milímetros, sendo que em alguns municípios não choveu neste mesmo período. Veja a figura 1.
Para os próximos dias, a previsão é de que as chuvas continuem em grandes volumes na região Norte do país, Brasil Central e norte da região Nordeste.
Estão previstos até 120-150 milímetros em alguns municípios nestas regiões entre os dias 12 e 30 de março.
No entanto, as chuvas deverão diminuir na Bahia, Minas Gerais e litoral da região Sudeste e seguir escassa em Mato Grosso do Sul, São Paulo e estados da região Sul do país, conforme apresentado na figura 2.
Este cenário mantém a preocupação com relação as culturas de segunda safra nestes estados, em fase final de semeadura (safra 2019/2020).