Ao final do primeiro dia do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, o diretor da empresa, Alcides Torres, falou sobre o cenário vigente em meio à pandemia causada pela covid-19 e fez uma retrospectiva dos últimos anos. A mensagem foi de otimismo, embora, nos últimos cinco anos, a pecuária de corte tenha navegado em meio a crises.
Os preços pecuários estão firmes e em ascensão e apesar da recessão, longe da crise. Entre outras observações, Alcides destacou características do empreendedor rural e das mudanças impostas pelos novos tempos, como por exemplo, o Encontro ser integralmente digital e permitir, desse modo, contemplar um público recorde.
A economia global foi atingida em cheio pela covid-19 e pelas medidas de contenção da propagação do vírus.
Por fim, considerou que as dificuldades, por outro lado, forjam homens e mulheres de qualidade, e que a característica da produção rural é o desafio perene e a incerteza constante.
“Não existe calmaria. Todos os dias são de bravura e de decisões difíceis.”
Destacou ainda que o Encontro sempre reuniu empreendedores e profissionais inovadores, destemidos, interessados em progredir. Terminou, sugerindo que, diante dos acontecimentos, é melhor duvidar mais e afirmar menos e que a reflexão permita que o acerto seja a norma e o erro a exceção.
“Que as decisões sejam sensatas, à luz dos fatos. Que isso venha acompanhado com disposição para ouvir e entender quem pensa diferente da gente. Acreditar nisso é crer que temos futuro e que ele deverá ser melhor que o presente!”