Em novembro, as chuvas foram mais regulares no Brasil Central, região Sudeste e parte do Nordeste, incluindo o Maranhão, Piauí e a Bahia.
No Centro-Oeste, choveu bem em Mato Grosso e Goiás, entretanto, em grande parte de Mato Grosso do Sul e no Sudoeste de Goiás os volumes não ultrapassaram os 100 milímetros no acumulado deste mês.
Já na região Sul do Brasil, as precipitações foram mais escassas, prejudicando as condições das lavouras e pastagens, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Veja a figura 1.
Apesar das chuvas mais frequentes e mais bem distribuídas em novembro, os volumes estão abaixo da média histórica para o mês em questão (Normal Climatológica) em boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país (figura 2).
Previsão
Para o final de novembro e começo de dezembro (até o dia 4), estão previstas chuvas no Sul do país. Também deverá chover na região Norte, além do Maranhão e parte do Piauí.
Por outro lado, as previsões apontam para baixos volumes de chuvas no Brasil Central e boa parte das regiões Sudeste e Nordeste do país (figura 3).