O preço e a disponibilidade das proteínas de origem animal interferem no consumo de carnes, segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina.
Santa Catarina consome mais carne de frango e carne suína do que a média nacional e menos carne bovina. No total (carne bovina, suína e de frango), o consumo de carne catarinense é maior que a média brasileira.
A situação econômica da população de Santa Catarina é melhor que a média nacional, o que ajuda no consumo de carnes de maneira geral. Mas o maior consumo de carne suína e de frango, e o menor consumo de carne bovina em relação à média nacional ocorrem em função dos preços e da disponibilidade. A carne de frango e suína são mais baratas que a bovina em Santa Catarina, mesmo porque o Estado é um grande produtor destas proteínas e produz pouca carne bovina. Observe o consumo na tabela 1.
![](http://www.scotconsultoria.com.br/images/artigos/noticia_5_091111.jpg)
Em 2008, Santa Catarina produziu quase 25% da carne suína produzida no Brasil (744,8 mil toneladas), 12,11% da carne de frango produzida no Brasil (1,3 milhão de toneladas) e 1,9% da carne bovina do Brasil (112,9 mil toneladas).