O mercado de tourinhos Nelore PO apresentou bom desempenho em 2009. Apesar da crise internacional, e após um período de poucos negócios no início do ano (como de costume), os leilões contaram com boa liquidez e provaram que o produtor está investindo em genética.
Nas fazendas, a referência de preço para os tourinhos se manteve entre 30 e 40 arrobas de boi gordo.
Em 2009 o abate de fêmeas voltou a cair, o que acaba tendo uma relação direta, e positiva, com a venda de reprodutores. Se há retenção de matrizes, aumenta o investimento em reprodução e, conseqüentemente, a venda de reprodutores. Entretanto, a estação de monta no Brasil Central tem sido marcada por incertezas.
A frouxidão do mercado do boi gordo fez com que alguns produtores pisassem no freio, prejudicando o desempenho no final do ano. Foi bom, mas poderia ter sido melhor. Os preços dos lotes leiloados acabaram caindo em todas as praças. Observe a figura 1.
Resta saber como o mercado pecuário irá se comportar em 2010. Se a frouxidão do boi e do bezerro permanecer, é bastante provável que o investimento em reprodução também caminhe em passos mais lentos.