Como normalmente acontece nas manhãs de segundas-feiras, boa parte dos frigoríficos aguardam melhor definição do mercado para abrir as compras. Com isso, as cotações do boi, vaca e novilha ficaram estáveis.
Segundo os Primeiros Resultados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidos 7,44 milhões de bovinos no quarto trimestre de 2022. Uma queda de 5,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022 e aumento de 6,9% em relação ao quarto trimestre de 2021.
A distribuição das carnes com osso foi boa durante a última semana. Com o retorno das aulas e o pagamento dos salários, o atacado com osso apresentou ajustes positivos, principalmente para o bovino castrado e a novilha. A tendência para amanhã é de preços estáveis a possíveis quedas, tendo em vista a segunda quinzena do mês e a perspectiva do feriado prolongado de Carnaval.
Na variação semana a semana, a cotação da carcaça casada de bovinos castrados subiu 2,6%, enquanto para os bovinos inteiros, a cotação caiu de 0,7%.
Análise originalmente publicada no informativo Tem Boi na Linha de 13/2/2023.